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O que é semântica? Aprenda semântica, importante para vestibulares e concursos

 

Semântica

Semântica

Em linguística, a semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico.

O que é semântica?

A semântica é uma área da linguística voltada ao estudo do significado em diversos níveis, analisando inclusive o conteúdo e o contexto. Dessa forma, estuda-se a relação do significado com o significante, que tem a ver com a forma das palavras, seja essa forma a sua grafia, seja o seu som. 

Já reparou como uma mesma palavra pode ter significados diferentes dependendo do contexto? Ou como a estrutura de um enunciado pode levar à compreensão de formas diferentes? São tópicos como esses que a semântica analisa.”

Linguística

A linguística é uma ciência que tem como objeto de estudo a linguagem e suas manifestações.

Os estudos da linguística estão divididos em fonética, fonologia, sintaxe, semântica, pragmática e estilística. Há ainda três áreas relacionadas: lexicologia, terminologia e filologia.

No Brasil, existem diversas faculdades de linguística. Os linguistas são as pessoas formadas nessa área que investigam a linguagem verbal, suas manifestações, evoluções e gramática. Além disso, eles estudam as línguas e sua relação com outros idiomas.

Introdução à Linguística

A linguística estuda a linguagem verbal humana e, portanto, ela possui métodos de aprofundamento para compreender as manifestações da fala.

A observação é uma das metodologias utilizada para analisar as variações linguísticas que acontecem, na maior parte, na linguagem oral em diferentes contextos.

Isso porque o linguista pretende compreender o porquê e onde ocorrem essas variações em detrimento da norma culta.

Assim, depois da observação minuciosa da língua e dos aspectos da fala, o linguista coleta, organiza e analisa essas informações. E, por fim, se debruça nas teses de estudiosos sobre o tema.

Para além disso, a linguística pode se apoiar em outras áreas como a sociologia, psicologia, etnografia, neurologia, etc. Com isso, é possível expandir a área da linguística, por exemplo em etnolinguística, sociolinguística, psicolinguística, neurolinguística, etc.

Ao considerar o viés metodológico e sua fundamentação teórica podemos considerar algumas caracterizações dessa ciência.

Linguística Geral

Como o próprio nome indica, essa área da linguística engloba de maneira geral todas as ferramentas de análise, além dos conceitos que são trabalhados por essa ciência. Assim, sem muito aprofundamento, ela oferece um panorama mais geral da disciplina.

Ferdinand Sausurre foi o precursor dos estudos linguísticos e as aulas que ministrou foram reunidas pelos seus alunos na obra “Curso de Linguística Geral”.

Os principais temas abordados pelo estudioso foram: língua, fala, signo linguístico, significante, significado, sintagma, sincronia e diacronia.

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Diferença entre língua e linguagem: entenda de uma vez!

Signo linguístico

Linguística Aplicada

Na linguística aplicada o foco de estudo está para solucionar os problemas que surgem em relação ao ensino das diferentes línguas e da tradução de textos. Além disso, ela também propõe resolver alguns distúrbios relacionados com a linguagem.

Obs: Para além dessa categorização, a linguística pode ter um foco de análise sincrônico ou diacrônico.

Linguística Sincrônica

Também chamada de linguística descritiva, nesse viés metodológico diversas falas são observadas ao mesmo tempo, ou seja, numa determinada fase. Ela está intimamente relacionada com a linguística teórica que oferece modelos teóricos sobre a área.

Linguística Diacrônica

Também chamada de linguística histórica, nesse foco de análise, as manifestações linguísticas são observadas ao longo do tempo. Assim, ela estuda as mudanças que ocorrem através do tempo.

Linguística Textual

A linguística textual contempla a análise de textos com foco no processo comunicativo estabelecido entre o escritor e o leitor do texto.

Um dos principais conceitos dessa vertente é a coesão textual. Ela é analisada por diversos fatores de textualidade dos quais merecem destaque: a intertextualidade, a situacionalidade e a informatividade.

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Principais Pensadores

  • Ferdinand de Saussure (1857-1913): linguista suíço e fundador da linguística moderna. Seus estudos foram fundamentais para a autonomia da área.
  • Noam Chomsky (1928-): linguista e filósofo estadunidense considerado o “pai da linguística moderna”. Seus estudos sobre cognição foram essenciais para o avanço na área da psicologia cognitiva.
  • Roman Jakobson (1896-1982): linguista russo, considerado um dos maiores linguistas do século XX. Seus estudos focaram na comunicação e na análise estrutural da linguagem.
  • Charles Sanders Peirce (1839-1914): linguista e filósofo estadunidense. Seus estudos foram essenciais para o avanço da semiótica e da filosofia.

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Linguagem

É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos.

A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo).

Num sentido mais genérico, a Linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para comunicar-se.

Tipos de Linguagem

A linguagem pode ser:

Verbal: a linguagem verbal é aquela que faz uso das palavras para comunicar algo.

As figuras acima nos comunicam sua mensagem através da linguagem verbal (usa palavras para transmitir a informação).

Não Verbal: é aquela que utiliza outros métodos de comunicação, que não são as palavras. Dentre elas estão a linguagem de sinais, as placas e sinais de trânsito, a linguagem corporal, uma figura, a expressão facial, um gesto, etc.

Essas figuras fazem uso apenas de imagens para comunicar o que representam.

Língua

A língua é um instrumento de comunicação, sendo composta por regras gramaticais que possibilitam que determinado grupo de falantes consiga produzir enunciados que lhes permitam comunicar-se e compreender-se. Por exemplo: falantes da língua portuguesa.

A língua possui um caráter social: pertence a todo um conjunto de pessoas, as quais podem agir sobre ela. Cada membro da comunidade pode optar por esta ou aquela forma de expressão. Por outro lado, não é possível criar uma língua particular e exigir que outros falantes a compreendam. Dessa forma, cada indivíduo pode usar de maneira particular a língua comunitária, originando a fala.

A fala está sempre condicionada pelas regras socialmente estabelecidas da língua, mas é suficientemente ampla para permitir um exercício criativo da comunicação. Um indivíduo pode pronunciar um enunciado da seguinte maneira: A família de Regina era paupérrima.

Outro, no entanto, pode optar por: A família de Regina era muito pobre.

As diferenças e semelhanças constatadas devem-se às diversas manifestações da fala de cada um. Note, além disso, que essas manifestações devem obedecer às regras gerais da língua portuguesa, para não correrem o risco de produzir enunciados incompreensíveis como:Família a paupérrima de era Regina.

Língua falada e língua escrita

Não devemos confundir língua com escrita, pois são dois meios de comunicação distintos. A escrita representa um estágio posterior de uma língua. A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação linguística em toda sua totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias. A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante.

No Brasil, por exemplo, todos falam a língua portuguesa, mas existem usos diferentes da língua devido a diversos fatores. Dentre eles, destacam-se:

Fatores regionais: é possível notar a diferença do português falado por um habitante da região nordeste e outro da região sudeste do Brasil. Dentro de uma mesma região, também há variações no uso da língua. No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, há diferenças entre a língua utilizada por um cidadão que vive na capital e aquela utilizada por um cidadão do interior do estado.

Fatores culturais: o grau de escolarização e a formação cultural de um indivíduo também são fatores que colaboram para os diferentes usos da língua. Uma pessoa escolarizada utiliza a língua de uma maneira diferente da pessoa que não teve acesso à escola.

Fatores contextuais: nosso modo de falar varia de acordo com a situação em que nos encontramos: quando conversamos com nossos amigos, não usamos os termos que usaríamos se estivéssemos discursando em uma solenidade de formatura.

Fatores profissionais: o exercício de algumas atividades requer o domínio de certas formas de língua chamadas línguas técnicas. Abundantes em termos específicos, essas formas têm uso praticamente restrito ao intercâmbio técnico de engenheiros, químicos, profissionais da área de direito e da informática, biólogos, médicos, linguistas e outros especialistas.

Fatores naturais: o uso da língua pelos falantes sofre influência de fatores naturais, como idade e sexo. Uma criança não utiliza a língua da mesma maneira que um adulto, daí falar-se em linguagem infantil e linguagem adulta.

Fala

É a utilização oral da língua pelo indivíduo. É um ato individual, pois cada indivíduo, para a manifestação da fala, pode escolher os elementos da língua que lhe convém, conforme seu gosto e sua necessidade, de acordo com a situação, o contexto, sua personalidade, o ambiente sociocultural em que vive, etc.

Desse modo, dentro da unidade da língua, há uma grande diversificação nos mais variados níveis da fala.

Cada indivíduo, além de  conhecer o que fala, conhece também o que os outros falam; é por isso que somos capazes de dialogar com pessoas dos mais variados graus de cultura, embora nem sempre a linguagem delas seja exatamente como a nossa. 

Níveis da fala

Devido ao caráter individual da fala, é possível observar alguns níveis:

Nível coloquial-popular: é a fala que a maioria das pessoas utiliza no seu dia a dia, principalmente em situações informais. Esse nível da fala é mais espontâneo, ao utiizá-lo, não nos preocupamos em saber se falamos de acordo ou não com as regras formais estabelecidas pela língua.

Nível formal-culto: é o nível da fala normalmente utilizado pelas pessoas em situações formais. Caracteriza-se por um cuidado maior com o vocabulário e pela obediência às regras gramaticais estabelecidas pela língua.

Signo

signo linguístico é um elemento representativo que apresenta dois aspectos: o significado e o significante.

Ao escutar a palavra cachorro, reconhecemos a sequência de sons que formam essa palavra. Esses sons se identificam com a lembrança deles que está em nossa memória. Essa lembrança constitui uma real imagem sonora, armazenada em nosso cérebro que é o significante do signo cachorro.

Quando escutamos essa palavra, logo pensamos em um animal irracional de quatro patas, com pelos, olhos, orelhas, etc. Esse conceito que nos vem à mente é o significado do signo cachorro e também se encontra armazenado em nossa memória.

Ao empregar os signos que formam a nossa língua, devemos obedecer às regras gramaticais convencionadas pela própria língua. Desse modo, por exemplo, é possível colocar o artigo indefinido um diante do signo cachorro, formando a sequência um cachorro, o mesmo não seria possível se quiséssemos colocar o artigo uma diante do signo cachorro.

A sequência uma cachorro contraria uma regra de concordância da língua portuguesa, o que faz com que essa sentença seja rejeitada. Os signos que constituem a língua obedecem a padrões determinados de organização. O conhecimento de uma língua engloba tanto a identificação de seus signos, como também o uso adequado de suas regras combinatórias.

signo = significado (é o conceito, a ideia transmitida pelo signo, a parte abstrata do signo) + significante (é a imagem sonora, a forma, a parte concreta do signo, suas letras e seus fonemas)

Língua: conjunto de sinais baseado em palavras que obedecem às regras gramaticais.

Signo: elemento representativo que possui duas partes indissolúveis: significado e significante.

Fala: uso individual da língua, aberto à criatividade e ao desenvolvimento da liberdade de expressão e compreensão.

Significação das Palavras

Quanto à significação, as palavras são divididas nas seguintes categorias:

Sinônimos

As palavras que possuem significados próximos são chamadas sinônimos. Veja alguns exemplos:

casa – lar – moradia – residência
longe – distante
delicioso – saboroso
carro – automóvel

Observe que os sentidos dessas palavras são próximos, mas não são exatamente equivalentes. Dificilmente encontraremos um sinônimo perfeito, uma palavra que signifique exatamente a mesma coisa que outra.

Há uma pequena diferença de significado entre palavras sinônimas. Veja que, embora casa lar sejam sinônimos, ficaria estranho se falássemos a seguinte frase: Comprei um novo lar.

Obs.: o uso de palavras sinônimas pode ser de grande utilidade nos processos de retomada de elementos que inter-relacionam as partes dos textos.

Antônimos

São palavras que possuem significados opostos, contrários. Exemplos:

mal / bem
ausência / presença
fraco /  forte
claro / escuro
subir / descer
cheio / vazio
possível / impossível

Polissemia

Polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos múltiplos contextos em que aparece.

Veja alguns exemplos de palavras polissêmicas:

cabo (posto militar, acidente geográfico, cabo da vassoura, da faca)

banco (instituição comercial financeira, assento)

manga (parte da roupa, fruta)

Homônimos

São palavras que possuem a mesma pronúncia (algumas vezes, a mesma grafia), mas significados diferentes.

Veja alguns exemplos no quadro abaixo:

acender (colocar fogo)ascender (subir)
acento (sinal gráfico)assento (local onde se senta)
acerto (ato de acertar)asserto (afirmação)
apreçar (ajustar o preço)apressar (tornar rápido)
bucheiro (tripeiro)buxeiro (pequeno arbusto)
bucho (estômago)buxo (arbusto)
caçar (perseguir animais)cassar (tornar sem efeito)
cegar (deixar cego)segar (cortar, ceifar)
cela (pequeno quarto)sela (forma do verbo selar; arreio)
censo (recenseamento)senso (entendimento, juízo)
céptico (descrente)séptico (que causa infecção)
cerração (nevoeiro)serração (ato de serrar)
cerrar (fechar)serrar (cortar)
cervo (veado)servo (criado)
chá (bebida)xá (antigo soberano do Irã)
cheque (ordem de pagamento)xeque (lance no jogo de xadrez)
círio (vela)sírio (natural da Síria)
cito (forma do verbo citar)sito (situado)
concertar (ajustar, combinar)consertar (reparar, corrigir)
concerto (sessão musical)conserto (reparo)
coser (costurar)cozer (cozinhar)
esotérico (secreto)exotérico (que se expõe em público)
espectador (aquele que assiste)expectador (aquele que tem esperança, que espera)
esperto (perspicaz)experto (experiente, perito)
espiar (observar)expiar (pagar pena)
espirar (soprar, exalar)expirar (terminar)
estático (imóvel)extático (admirado)
esterno (osso do peito)externo (exterior)
estrato (camada)extrato (o que se extrai de algo)
estremar (demarcar)extremar (exaltar, sublimar)
incerto (não certo, impreciso)inserto (inserido, introduzido)
incipiente (principiante)insipiente (ignorante)
laço (nó)lasso (frouxo)
ruço (pardacento, grisalho)russo (natural da Rússia)
tacha (prego pequeno)taxa (imposto, tributo)
tachar (atribuir defeito a)taxar (fixar taxa)

Homônimos perfeitos

Possuem a mesma grafia e o mesmo som. Por exemplo:

Eu cedo este lugar para a professora.
(cedo = verbo)

Cheguei cedo para a entrevista.
(cedo = advérbio de tempo)

Atenção:

Existem algumas palavras  que possuem a mesma escrita (grafia), mas a pronúncia e o significado são sempre diferentes.

Essas palavras são chamadas de homógrafas e são uma subclasse dos homônimos. Observe os exemplos:

almoço (substantivo, nome da refeição)
almoço (forma do verbo almoçar na 1ª pessoa do sing. do tempo presente do modo indicativo)

gosto (substantivo)
gosto (forma do verbo gostar na 1ª pessoa do sing. do tempo presente do modo indicativo)

Parônimos

É a relação que se estabelece entre palavras que possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita.

Veja alguns exemplos no quadro abaixo.

absolver (perdoar, inocentar)absorver (aspirar, sorver)
apóstrofe (figura de linguagem)apóstrofo (sinal gráfico)
aprender (tomar conhecimento)apreender (capturar, assimilar)
arrear (pôr arreios)arriar (descer, cair)
ascensão (subida)assunção (elevação a um cargo)
bebedor (aquele que bebe)bebedouro (local onde se bebe)
cavaleiro (que cavalga)cavalheiro (homem gentil)
comprimento (extensão)cumprimento (saudação)
deferir (atender)diferir (distinguir-se, divergir)
delatar (denunciar)dilatar (alargar)
descrição (ato de descrever)discrição (reserva, prudência)
descriminar (tirar a culpa)discriminar (distinguir)
despensa (local onde se guardam mantimentos)dispensa (ato de dispensar)
docente (relativo a professores)discente (relativo a alunos)
emigrar (deixar um país)imigrar (entrar num país)
eminência (elevado)iminência (qualidade do que está iminente)
eminente (elevado)iminente (prestes a ocorrer)
esbaforido (ofegante, apressado)espavorido (apavorado)
estada (permanência em um lugar)estadia (permanência temporária em um lugar)
flagrante (evidente)fragrante (perfumado)
fluir (transcorrer, decorrer)fruir (desfrutar)
fusível (aquilo que funde)fuzil (arma de fogo)
imergir (afundar)emergir (vir à tona)
inflação (alta dos preços)infração (violação)
infligir (aplicar pena)infringir (violar, desrespeitar)
mandado (ordem judicial)mandato (procuração)
peão (aquele que anda a pé, domador de cavalos)pião (tipo de brinquedo)
precedente (que vem antes)procedente (proveniente; que tem fundamento)
ratificar (confirmar)retificar (corrigir)
recrear (divertir)recriar (criar novamente)
soar (produzir som)suar (transpirar)
sortir (abastecer, misturar)surtir (produzir efeito)
sustar (suspender)suster (sustentar)
tráfego (trânsito)tráfico (comércio ilegal)
vadear (atravessar a vau)vadiar (andar ociosamente)

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