Trending

Todos os pronomes da Língua Portuguesa e como usá-los


 

Pronomes

Caso Reto

Tradução

Eu

I

Tu

You

Ele

He

Nós

We

Vós

You

Eles

They

 

Caso Oblíquo (Átono)

Tradução

Me

Me

Te

You

Se, o, a, lhe

If, the, the

nos

us

vos

You

Se, os, as, lhes

If, the,

 

Caso Oblíquo (Tônico)

Tradução

Mim, comigo

 

Ti, contigo

 

Ele, ela

 

Nós, convosco

 

Vós, convosco

 

Eles, elas

 

 

Pronome Reflexivo

Tradução

Me, mim

 

Te, ti

 

Se, si, consigo

 

Nos

 

Vos

 

Se, si, consigo

 

 

 

 

 

Pronomes de Tratamento

Tradução

Trat

Vossa Alteza

 

 

Pronomes Possessivos

Tradução

Meu, minha

 

Teu, tua

 

Seu, sua

 

Nosso, nossa

 

Vosso, vossa

 

Seu(s), suas (s)

 

 

Pronomes Demonstrativos

Tradução

Próx

Este, esta, isto

 

Perto

Esse, essa, isso

 

Longe

Aquela, aquela, aquilo

 

 

Pronomes Indefinidos

Tradução

Singular

algum
nenhum
todo
muito
pouco
vário
tanto
outro
quanto

 

Plural

alguns
nenhuns
todos
muitos
poucos
vários
tantos
outros
quantos

 

Invaríaveis

alguém
ninguém
outrem
tudo
nada
algo
cada

 

 

 

Pronomes Relativos

Tradução

Variáveis

o qual
cujo
quanto

os quais
cujos
quantos

 

Invariáveis

quem
que
onde

 

Feminino Variáveis

a qual
cuja
quanta

as quais
cujas
quantas

 

 

Pronomes interrogativos

Tradução

 

Que

 

 

Quem

 

 

Qual

 

 

Quais

 

 

Quanto

 

 

Quantos

 

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads